SEGUIR DE LONGE


Lucas em seu evangelho, ao narrar os momentos em que Jesus foi traído e entregue aos guardas para ser julgado na casa do sumo sacerdote, mostra-nos um detalhe muito interessante sobre um de seus discípulos mais chegados, Pedro.

Então, prendendo-o, levaram-no para a casa do sumo sacerdote; e Pedro os seguia de longe. Lucas 22.54

Note que Pedro seguia Jesus de longe, é claro que se trata de uma questão geográfica, Pedro acompanhava tudo o que iria acontecer após a traição de Judas, mas o fazia à distância, porque tinha medo de ser reconhecido e sofrer alguma retaliação. 

É muito interessante esse detalhe, pois muitos de nós hoje em dia queremos seguir a Jesus também à distância, isso significa seguir sem se envolver. Seguir sem se comprometer de fato. E posso afirmar que isso não é possível.

Seguir sem participar de Seus sofrimentos. Como? Se foi por nossa causa, por causa dos nossos pecados que Jesus sofreu e morreu, como então podemos achar que é possível ser apenas um expectador? Não tem como! Se de fato tivemos um encontro com Jesus, seremos confrontados diante dessa realidade. Nós o fizemos sofrer por nós e isso para nos salvar. A culpa e a condenação de Cristo eram nossas. Não tem jeito, estamos conscientes de nossos pecados e não podemos nos esquivar deles.

Ainda bem que Pedro foi restaurado pelo Cristo RESSURRETO, quando este o confrontou em seu amor por ele dizendo: Pedro tu me amas… e por três vezes pedro afirma e reafirma não somente o seu amor, como também seu compromisso de seguir a Jesus bem de perto, agora de forma mais comprometida com a sua causa. Tanto é verdade isto, que mais tarde ele mesmo vai escrever em sua epístola o seguinte: 

Alegrai-vos por serdes participantes dos sofrimentos de Cristo, para que também vos alegreis e exulteis na revelação da sua glória. 1 Pedro 4.13

Veja que não tem como seguir a Jesus de longe, não sem se sentir confrontado com isso, não sem se arrepender e voltar ao caminho como fez Pedro. Não tem como ser apenas expectador, no Reino de Deus devemos ser participantes dos sofrimentos. Isso implica seguir os passos de Cristo na terra, olha o que Ele mesmo disse sobre isso:

Jesus dizia a todos: Se alguém quiser vir após mim, negue a si mesmo, tome cada dia a sua cruz e siga-me. Lucas 9.23

Veja como Paulo entendeu o assunto:

Se somos filhos, então, também somos herdeiros; herdeiros de Deus e co-herdeiros com Cristo, se realmente participamos dos seus sofrimentos para que, da mesma maneira, participemos da sua glória. Romanos 8.17

Veja que para Paulo participar do sofrimento de cristo trata-se na nossa renúncia e de como vamos viver à altura do que Cristo viveu para termos dele a mesma recompensa que ele teve. A ressurreição, a glória. Essas heranças são o resultado de ter negado nossa vida, para viver a vida de Deus, é a recompensa, o galardão de Deus àqueles que decidiram seguir a Jesus de perto. 

Sabe, não consigo achar na bíblia pessoas que seguiam Jesus de fato e o faziam sem compromisso com a sua causa primeira: a implantação do Reino de Deus. Não consigo entender pessoas que se auto afirmam seguidoras de Jesus, mas não se envolvem com a Sua igreja, não frequentam os cultos, não compartilham suas vidas pela comunhão, não compartilham a mensagem do Reino, a Palavra de Deus, não se envolvem em santa devoção com as praticas da oração e leitura devocional da Bíblia. Vivem uma vida egoísta e centrada em si mesmo. Deus fica fora de suas vidas a maior parte do tempo. Não se comprometem com nada de Deus, mas querem viver as recompensas do Senhor na terra e ainda desfrutar das bênçãos eternas.

Note que não é possível seguir de longe, quem segue de longe não segue. Nós fomos chamados para um discipulado radical, ser iguais a Jesus em suas obras e estilo de vida, em seus sofrimentos e em suas recompensas.

E você, vai seguir a Jesus de longe também?

Posts Similares

  • A ORAÇÃO DO JUSTO

    Portanto, confessem seus pecados uns aos outros e orem uns pelos outros para serem curados. A oração de um justo tem grande poder e produz grandes resultados. Tiago 5.16 NVT Muitas vezes pensamos que orar é apenas uma recurso para os momentos de desespero, ou quando já esgotamos todas as possibilidades humanas possíveis, mas o…

  • SERPENTES

    Serpentes, raça de víboras! como escapareis da condenação do inferno? Mateus 23.33 Essas foram palavras duras de um discurso que Jesus fez reprovando a alta cúpula do judaísmo de sua época. Homens que estavam tão cheios de si que se achavam acima da Lei e donos da verdade, como se o que eles pensam e defendem…

  • PÃO DE FORMA

    Como é bom comer um pão caseiro bem fofinho não é mesmo? Quem ai gosta? As vezes as pessoas veem ele pronto, mas não pensam no processo que passou até ficar assim. No caso do pão caseiro, juntar e misturar os ingredientes da maneira correta, seguindo o tempo e a sequência certa proposta por uma…

  • AMOR ÁGAPE

    Ouvistes que foi dito: Amarás o teu próximo, e odiarás o teu inimigo. Eu, porém, vos digo: Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem; para que sejais filhos do vosso Pai que está nos céus. Mateus 5.43-44 Como…

  • BRILHAR A LUZ

    A luz do evangelho de Cristo que há em ti deve resplandecer e iluminar em sua volta este mundo de trevas. Lembre-se disso: Ser luz naturalmente é viver em oposição às trevas. Aonde a luz entra, as trevas vão embora, e isso muito vezes NÃO É PRAZEROSO de primeiro momento, pois a luz traz à vista a…

  • A GLÓRIA DE DEUS

    No capitulo 1 Habacuque estava diante de Deus questionando porque parecia que Ele ficava em silêncio e nada fazia enquanto o ímpio oprimia o justo e a justiça estava sendo pervertida. Parecia não fazer sentido Deus enviar os babilônicos ainda para piorar as desgraças sobre a terra de israel. Dentre algumas respostas que o Senhor…