|

CASAMENTO: PRESENTE DE DEUS

Dois textos bíblicos embasam a reflexão de hoje sobre o casamento, a primeira é uma declaração do próprio Deus, uma afirmação de como as coisas foram criadas para serem.

Então o Senhor Deus declarou: ‘Não é bom que o homem esteja só; farei para ele alguém que o auxilie e lhe corresponda. Então o Senhor Deus fez o homem cair em profundo sono e, enquanto este dormia, tirou-lhe uma das costelas, fechando o lugar com carne. Com a costela que havia tirado do homem, o Senhor Deus fez uma mulher e a trouxe a ele. Disse então o homem: ‘Esta, sim, é osso dos meus ossos e carne da minha carne! Ela será chamada mulher, porque do homem foi tirada’. Por essa razão, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e eles se tornarão uma só carne. Gênesis 2. 28 e 21-24

Outro texto para embasar nossa reflexão: Ao acordar, José fez o que o anjo do Senhor lhe tinha ordenado e recebeu Maria como sua esposa. Mateus 1. 24

A declaração de Deus no primeiro versículo em destaque é muito clara e por si já nos dá o padrão do Senhor para o relacionamento matrimonial, obviamente, entre homem e mulher. O casamento sendo instituição sagrada e concebida pelo próprio Deus é de todo muito saudável não somente para o homem, que parece ser o maior beneficiado no texto em questão, como também para a própria mulher que desfrutará da companhia do marido. Longe de ser uma união de interesses individuais, o casamento é dádiva de Deus porque parte da vontade soberana de Deus ao declarar que “não é bom que o homem esteja só”, Deus então planeja acabar com a temporária solidão dando ao homem uma das maiores bênção, a mulher, que na verdade é abra de complementação daquilo que estava incompleto até que ela, a mulher passasse a existir. A necessidade do homem de se relacionar foi dada por Deus e por ele mesmo suprida com a mulher logo em seguida, de forma que fica claro que o homem deve estar ligado à sua mulher e a mulher ao seu homem. Tal união faz dos dois indivíduos “um mais completo”.

As palavras chave muito têm a ver com o que estamos falando porque o requisito para que o presente de Deus ao homem fosse eficaz era que essa mulher não somente fosse auxiliadora, como também correspondesse à altura daquilo que ela estava recebendo. Com isso podemos concluir que tanto a mulher como o homem, são um para o outro na mesma proporção um par de presentes mútuos, um para o outro. Mesmo sendo diferentes eles se ajudam e se correspondem. Corresponder está ligado à equivalência, ou seja, de igual valor um para com o outro, ninguém é mais importante e sim o conjunto, um não pode viver sem o outro. Auxiliar está ligado a dar assistência ou ajudar, ou seja, uma ajudadora “idônea” como diz a tradução Bíblica Revista e Corrigida, idônea neste caso referindo-se a algo adequada para o homem. Eva então é o melhor de Deus para Adão, assim como sua esposa é o melhor de Deus para você homem, e o seu marido é o melhor de Deus para você mulher. No texto de Mateus em destaque, notamos que José só recebeu Maria por esposa porque entendeu que a união deles era propósito de Deus e que juntos eram melhores e poderiam servir aos planos de Deus, juntos e não separados. Faço votos que você sempre veja o seu cônjuge como alguém que te completa e que sem ele você está mutilado. Sinta a necessidade de estar com ele, viver com ele, sorrir com ele, chorar com ele, enfim, se alegrar ao lado dele até que a morte os separe.

Portanto valorize o seu casamento, invista tempo em manutenção e cuidados, conversar sempre ajuda a crescer e resolver problemas ocultos. Não somos adversários de nossos cônjuges, ao contrário, juntos somos um time.

Posts Similares

  • OFERTA ESCANDALOSA

    Na antiga Aliança, era muito comum o sacrifício de animais como cordeiros, bodes, pombos, bois, etc. O animal era levado ao templo e entregue ao sacerdote para ser morto a fim de trazer reparação pelo pecado, ou para cumprir alguma exigência da lei. O animal usado para o sacrifício anual do yom kippur (dia do…

  • BRILHAR A LUZ

    A luz do evangelho de Cristo que há em ti deve resplandecer e iluminar em sua volta este mundo de trevas. Lembre-se disso: Ser luz naturalmente é viver em oposição às trevas. Aonde a luz entra, as trevas vão embora, e isso muito vezes NÃO É PRAZEROSO de primeiro momento, pois a luz traz à vista a…

  • DIAGNÓSTICO

    Se você não sente mais falta de estar no meio do povo de Deus junto com outros que professam a mesma fé, isso pode ser um sinal de que você está num caminho perigoso de isolamento. João nos diz numa de suas cartas: Embora eu tenha muitas coisas para vos escrever, não o quis fazer…

  • A GLÓRIA DE DEUS

    No capitulo 1 Habacuque estava diante de Deus questionando porque parecia que Ele ficava em silêncio e nada fazia enquanto o ímpio oprimia o justo e a justiça estava sendo pervertida. Parecia não fazer sentido Deus enviar os babilônicos ainda para piorar as desgraças sobre a terra de israel. Dentre algumas respostas que o Senhor…

  • PREOCUPADO?

    O que tem tirado seu sono? O que tem feito sua cabeça ficar a milhão? A preocupação é o que nos faz ficar assim, mas veja as palavras de Jesus. Não ficar preocupado é não ser consumido por um problema ou alguma situação, é meditar no problema, pensar nele constantemente. Não se ocupe pensando no problema,…

  • PÃO DE FORMA

    Como é bom comer um pão caseiro bem fofinho não é mesmo? Quem ai gosta? As vezes as pessoas veem ele pronto, mas não pensam no processo que passou até ficar assim. No caso do pão caseiro, juntar e misturar os ingredientes da maneira correta, seguindo o tempo e a sequência certa proposta por uma…